CICLO DE CINEMA DEDICADO AO DESPORTO

José Maria Cachada, professor auxiliar convidado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, esteve ontem à conversa, no Auditório Municipal de Gondomar, na primeira sessão do ciclo de cinema dedicado ao desporto. A sessão em causa foi dedicada às artes marciais-judo.

Primeiramente foi exibido o filme “A Grande Vitória”, de Stefano Capuzzi, que retrata a história de vida de um judoca brasileiro, seguindo-se uma pequena conversa informal com José Maria Cachada, em representação da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), a Vereadora do Desporto, Sandra Almeida, e alunos de escolas vizinhas do Auditório.

José Maria Cachada é o responsável nacional pelo projeto “Judo at School”, um projeto da União Europeia de Judo promovido pela FPJ, em articulação com a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e a Direção Geral de Educação – Desporto Escolar, cujo objetivo é levar a modalidade a um número cada vez maior de crianças e de jovens em idade escolar. Através deste projeto, a FPJ tem dinamizado, ao longo do país, ações de formação creditadas, destinadas a professores de Educação Física e do Desporto Escolar, com o objetivo os incentivar a incluir o ensino e a dinamização do Judo nas suas escolas.