GONDOMAR ASSUMIU CANDIDATURA EM MARÇO DE 2015

Naquele mês, Nuno Santos, Presidente do ACES-Portugal (Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto), visitou algumas das instalações desportivas do Concelho, numa breve ronda guiada por Sandra Almeida, vereadora do Desporto e Juventude.  A ACES Portugal representa a ACES Europe, que trabalha com a Comissão Europeia para o reconhecimento de capitais e cidades europeias do desporto conforme definido no Livro Branco dos Desportos, criado no Tratado de Lisboa em 2007.

Na sua candidatura, o Município evoco a forte tradição desportiva de Gondomar, com reflexo, nomeadamente, nas modalidades de ciclismo, canoagem, remo, hóquei em patins, basquetebol, ténis de mesa, voleibol, futsal e patinagem artística, além de uma grande aposta na formação de jovens que tem, nos últimos anos, revelados diversos campeões nacionais.

Com mais de sete mil atletas federados, o Concelho tem, ainda, mais de 150 coletividades, sendo a Autarquia a principal dinamizadora do desporto concelhio, através do apoio ao associativismo com a celebração de contratos anuais.

Não menos relevantes são as infraestruturas existentes no Concelho. Desde logo o Pavilhão Multiusos de Gondomar (com uma área total de 53 mil metros quadrados, 9483 metros quadrados dos quais de área coberta e capacidade para 4400 espetadores sentados em quatro bancadas) e as sete piscinas municipais, além dos mais de 30 quilómetros de “autoestrada líquida”, o Rio Douro.

Nos dois últimos anos, Gondomar recebeu mais de uma centena de competições de desportos/eventos desportivos, nacionais e internacionais.