TAÇA DE PORTUGAL DE BASQUETEBOL EM EXPOSIÇÃO NO MULTIUSOS

TAÇA DE PORTUGAL DE BASQUETEBOL EM EXPOSIÇÃO NO MULTIUSOS

A Taça de Portugal de basquetebol, competição com maior historial do calendário nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, disputa-se no Multiusos de Gondomar entre os próximos dias 23 e 26 e o troféu em si, que tem uma história peculiar, está em exposição no palco privilegiado da competição: o Multiusos.

A Taça começou a ser disputada na época 1943/1944 com a designação de “Taça de Honra”, tendo-se realizado as primeiras cinco épocas. Após um interregno, a competição retomou na época 1953/1954 agora com a designação de “Taça de Portugal”, seguindo a ordem já existente.

O vencedor da primeira edição em 1943/44 foi o histórico clube da Tapadinha, o Atlético Clube de Portugal, que repetiu em 1953/54 quando a competição assumiu a atual designação.

O Sport Lisboa e Benfica é o clube com mais vitórias na competição (21) tendo vencido os seus dois primeiros troféus ainda na década de 1940 e é, atualmente, o detentor do trofeu que venceu nas últimas três edições e que vai defender em Gondomar.

A taça é a original e fica na posse do vencedor durante um ano, passando ou não de mão a cada ano, tendo estado já nas vitrines de 17 clubes diferentes, e tem na base, placas com os nomes de todos os vencedores.

A Final 8 é um formato que se disputa desde 2002 e que vai para a sua 16ª edição. A primeira edição foi a primeira prova desportiva de âmbito nacional disputada no então Pavilhão Atlântico, agora Meo Arena.

Das equipas presentes na Final 8 da Taça de Portugal, quatro já venceram o troféu. Benfica, Oliveirense, Vitória e CAB Madeira já ergueram o troféu. Entre as restantes, o Illiabum já esteve em duas finais, o Galitos Barreiro em uma final enquanto que, entre as equipas açorianas, apenas o Lusitânia já alcançou as meias-finais por duas vezes.